Fruturos: Tempos Amazônicos

 

Amamos a Amazônia por serem tantas as Amazônias. Pelas vidas maravilhosas e tão diversas que delas fazem parte. Pelas belezas grandiosas e únicas das suas muitas paisagens. Pelas sabedorias e culturas dos povos que as habitam. Pelo que desperta em nosso espírito uma natureza gigante que resistiu e resiste ao ímpeto destruidor de um tempo em que nós víamos na floresta um depósito de tesouros a serem descobertos e saqueados, uma selva a ser domesticada e desaparecida.

Aprendemos que precisamos da Amazônia porque ela nos entrega, em territórios muito distantes do Brasil, a água sem a qual a vidacomo é hoje não seria possível. Porque protege o clima de todo o planeta e tem uma biodiversidade riquíssima e única, ameaçada pela sexta grandeextinção da vida no planeta (dessa vez causada por nós, humanos). Porque permite à humanidade a bênção de incluir em sua alma e saber, o conhecimento dos povos indígenas, de ribeirinhos, quilombolas e de pessoas que deixaram seu mundo e adentraram a floresta, e as cidades na floresta,para lá construírem vidas, esperanças e almas amazônicas.

Agradecemos à Amazônia, à sua vida e seus povos, pela bênção de um presente de valor inestimável: o verde da esperança. Esperança em um futuro onde, a partir da expansão de nossa consciência, escolhemos interromper a destruição da floresta e de seus povos. Esperança em que a união da ciência com os saberes tradicionais e a união entre os povos da Amazônia e as pessoas do Brasil e do mundo inteiro alcancem agloriosa ambição do desenvolvimento sustentável da maior floresta tropical do mundo. Esperança de que esse caminho nos guie ao aumento do bem-estar das populações amazônicas, ao desenvolvimento socioeconômico do Brasil e à saúde planetária.

Fale Conosco

Rio de Janeiro – Brasil

+55 021 98706-9322

Rua Gago Coutinho 6, casa 10

Catete, CEP  22221-070 

Rio de Janeiro, RJ

Lisboa – Portugal

+351 91057-4622